Localizada no Mediterrâneo, dividida entre os continentes asiático e o europeu e separada pelo famoso Estreito da Turquia.
A Turquia faz fronteira com 8 países e tem Ancara como capital, enquanto Istambul é a maior cidade e principal centro cultural e comercial, abrigando o Grand Bazaar, ponto turístico que reúne mais de 4 mil lojas e diversos visitantes por dia. O país abriga diversas cidades encantadoras como Bodrum, Antália, Kusadasi, Göreme, além de ter um povo afetuoso e hospitaleiro e gastronomia riquíssima.
Confira 12 experiências que você só vai encontrar na Turquia:

 

♦ Estar em dois continentes ao mesmo tempo

Foto via @descubraturquia

A Turquia é um país de localização privilegiada. Situada entre a Europa e a Ásia, na região conhecida como Eurásia, ela é a casa de muita história e riqueza cultural.

O estreito de Bósforo corta a cidade e separa a parte europeia da asiática.  Ao visita-la, não deixe de embarcar em um dos catamarãs que cruzam o Rio Bósforo, no passeio é possível ter uma visão privilegiada dos principais pontos turísticos da capital – como a Torre de Gálata e a Torre de Leandro – e ainda observar o cotidiano dos turcos, como pescadores sobre a Ponte do Bósforo, além é claro, de admirar o skyline da cidade que mistura modernidade e arquitetura otomana pontuada por inúmeras mesquitas.

 

♦ Voar de balão na Capadócia
Imagem relacionada

Os passeios de balão da Capadócia são os mais tradicionais da Turquia e não é por menos: Eles são de tirar o fôlego, tamanha a beleza que possibilitam a qualquer um que por ali passe, vivenciar. Ao subir no balão de ar quente, o turista fica no alto do céu da Capadócia e é brindado com um horizonte totalmente desobstruído de arranha-céus, somente com a formação rochosa natural da região ao redor. Nas subidas realizadas pela manhã é possível presenciar o espetacular nascer do sol na região. O céu fica inteiramente colorido em tons alaranjados, possibilitando belíssimos registros fotográficos e momentos inesquecíveis.

 

♦ Conhecer a cidade histórica de Tróia

Resultado de imagem para wallpaper cavalo de troia turquia

A famosa cidade de Tróia, que se tornou épica com o poema Ilíada, de Homero, está localizada no atual território turco na cidade de Çanakkale. O passado da cidade envolve guerra, amor, luxúria e traição. De acordo com o mito de Homero, o rei Príamo foi subornado por Afrodite para que ela ganhasse um concurso de beleza idealizado por Zeus. Ao aceitar o acordo, o rei tornou Afrodite a grande vencedora e, como recompensa, ganhou o amor da mulher mais bela do mundo. A mulher era Helena, esposa de Menelau. Apaixonados, Príamo e Helena fugiram juntos para Tróia, mas o marido traído, acreditando que a esposa tinha sido sequestrada, entrou em uma guerra que durou dez anos, e só chegou ao fim devido ao gigante cavalo – Cavalo de Tróia –  que foi dado como presente, mas que abrigava os soldados que assim conseguiram invadir e dominar a cidade.
Além do Cavalo, é possível visitar também os sítios arqueológicos da cidade.

 

♦ Comer muito

Foto via @descubraturquia

Outro grande atrativo da Turquia é a gastronomia. Rica em sabores e cheiros, a culinária do país agrada a todos os paladares. 

Na região do Mediterrâneo é possível experimentar as delícias da região com um toque dos temperos turcos e, no continente, os doces, os kebabs, as castanhas, as pizzas turcas e as sopas prometem encantar aos turistas ávidos por experiências gastronômicas.

As comidas de rua da Turquia são deliciosas. As barracas de milho e castanhas, por exemplo, são comuns e muito apreciadas. Além disso, as brincadeiras com os turistas as tornaram divertidas sensações na internet.

Para acompanhar as comidas, têm as bebidas turcas – que são uma delícia a parte. Os cafés são famosos pelo seu ritual de preparo, e os vinhos estão ganhando cada vez mais destaque.

 

♦ Dormir em cavernas, dentro de montanhas

Foto via iStock/ @descubraturquia

A cidade da Capadócia fica em uma região rochosa, com formações antigas e muito maleáveis. A facilidade de escavação dessas rochas tornou-as abrigo dos povos que viviam lá antigamente e dos cristãos que eram perseguidos pelo Império Romano. Essas cavernas foram conservadas e, atualmente, são hotéis e pousadas, possibilitando aos turistas e viajantes uma experiência única, personalizada e muito diferente da hospedagem encontrada em outras partes da Turquia e do mundo.

 

♦ Tomar autêntico banho turco

Foto via @descubraturquia

Chamado de Hamame, o banho turco promete revitalizar quem se aventurar pelas casas de banho. O processo é longo e bem calmante. Entre o passo-a-passo, primeiro o banhista fica em um tipo de salão com vapor, como se fosse uma sauna. Após algum tempo nesse espaço, a pessoa é direcionada para a esfoliação, onde alguém com uma luva especial irá esfoliar todo o corpo. Por fim, se toma uma ducha e está pronta para ir embora e continuar descobrindo a Turquia, com a alma e a pele renovadas.

 

♦ Fazer compras no mercado das especiarias ou no Gran  Bazar 

Foto via @descubraturquia

Fazer compras na Turquia é uma experiência antropológica das mais divertidas. Pedir descontos não é só uma maneira de economizar, mas é mostrar respeito e compartilhar dos rituais de uma civilização que têm o comércio com principal atividade desde os persas. É possível exercer a arte de pechinchar desde o sorvete que se compra na rua a tapetes que facilmente alcançam os 4 dígitos em euros. No Gran Bazar e no Mercado das Especiarias, verdadeiros templos de consumo, a negociação pode durar por horas, sempre regada a chás de maça. Comece oferecendo metade do preço anunciado e faça bons negócios.

 

♦ Conhecer as Ruínas de Efésos

Resultado de imagem para ephesus

Éfesos ostenta as ruínas mais bem preservadas da Europa. No auge do Império Romano, a cidade foi a segunda maior potência do mundo, com cerca de 250 mil habitantes. Pelas avenidas forradas de mármore é possível avistar as colunas do templo do Imperador Adriano, a Biblioteca de Celso e um belo anfiteatro. Ainda em Éfeso, no Monte Koressos, é possível visitar o local onde os cristãos acreditam que foi a última Casa da Virgem Maria. Além de uma pequena capela, há um muro para postar bilhetes com pedidos para a Santa.

 

♦ Turismo pelas Mesquitas

Resultado de imagem para turquia wallpaper

Independente de qual seja a fé do viajante, entrar numa das mesquitas é poder desfrutar de um momento individual de espiritualidade e chance única de conhecer a essência do povo turco e sua história. E nem precisa ser a Mesquita Azul, mais conhecida pelas filas de turistas do que propriamente pelos azulejos azuis. Como qualquer local de importância religiosa, homens não podem entrar vestindo bermudas e mulheres devem cobrir pernas, braços e a cabeça.

 

♦ Visitar os castelos de algodão em Pamukale

Resultado de imagem para pamukkale wallpaper

A Turquia é cheia de paisagens que lembram cenários de contos de fadas. É o caso de Pamukkale, com suas formações de araucárias em cascatas que lembram degraus que ao longe se parecem com algodão. Muitos viajantes procuram a cidade para conhecer as formações curiosas e se valer das propriedades medicinais das águas termais. Devido à fragilidade das piscinas naturais e pela água que se torna cada dia mais escassa, não é permitido se banhar ali. Mas nada impede de contemplar o cenário que se torna ainda mais bonito ao entardecer, quando os raios de sol colorem as águas.

 

♦ Assistir uma apresentação dos Dervixes rodopiantes

pb-110803-whirling-dervishes-eg.photoblog900

Os Dervixes são religiosos do Sufismo – uma corrente mística do islamismo. O ritual mais famoso dos adeptos é a “Sema”, prática de adoração e busca de um estágio de elevação. Durante a cerimônia os Dervixes fazem um tipo de dança giratória no sentido anti-horário e, com isso, atingem o sentimento máximo de espírito e contato com Allah.

Ver uma sessão da “Sema” é muito inspirador e enriquecedor. O ritual junta a adoção com o espírito e o corpo de forma a deixar o momento ainda mais apreciativo e emocionante.

 

♦ Tomar chá turco

Foto via @descubraturquia

A bebida mais consumida no país, o Chá turco merece destaque. Ele tem uma forma de preparo especial, além de diferentes aromas e sabores. Feito com chaleiras específicas e a xícara em formato de tulipa, a flor nacional, confere um toque de misticismo e requinte.

O chá pode ser consumido em diferentes períodos do dia e em vário lugares, uma vez que ao passear por toda a Turquia irão te oferecer uma xícara de chá, assim como fazem com o cafézinho no Brasil.