O Relógio Astronômico de Praga Orloj é uma das mais belas construções da capital da República Tcheca. Construído na idade média, mais precisamente em 1410 por Kadan, e aperfeiçoado em 1490, pelo Mestre Relojoeiro Hanus.

 

Considerado o relógio mais famosos do mundo, o Relógio Astronômico é uma obra de arte que representava a Posição do Sol, Lua e Terra no céu, respeitando fielmente a proporção de seus movimento no sistema solar.

 

Após a reconstrução em 1490, segundo contam as lendas, diversas nações demostram interesse em ter uma obra similar. Desta forma, os vereadores da época teriam perfurado os olhos de Hanus, para que o mesmo, não pudesse reproduzir a construção em nenhum outro lugar.

 

Ainda segundo a lenda, Hanus teria então pedido ajuda a um de seus auxiliares para chegar até as engrenagens do relógio, de onde teria se jogado para a morte, parando o funcionamento do relógio. Ao passo que, antes de cometer suicídio, o relojeiro teria jogado uma praga, de que a cada avaria que aquele relógio sofresse, a cidade sofreria de modo igual.

 

Porém essa história toda nunca foi comprovada pelos historiadores e o que se sabe, é que o relógio parou e foi concertado diversas vezes durante os séculos. Especialmente durante a Segunda Guerra Mundial, quando toda a Praça da Cidade Velha foi alvo de ataques dos nazistas.

 

Foto profissional grátis de analógico, Análogo, Antiguidade

 

O Relógio Astronômico de Praga é composto por 3 partes:

Calendário de Josef Mánes

O Relógio Astronómico de Praga - Carimbo no Passaporte

Está é parte de baixo do Relógio Astronômico e sua função é mostrar os meses do ano. O nome foi dado em homenagem ao pintor, Josef Mánes. Isso porque, no disco inferior, encontra-se uma réplica de uma de suas pinturas. Os detalhes da obra mostram as 4 estações, em cada um dos 12 meses do ano.

 

Ao olhar bem para a parte inferior do relógio, você vai perceber o desenho de quatro pequenas figuras. Elas são, da esquerda para a direta: Um filósofo, um anjo, um astrônomo e um orador. Eles representam as quatro fontes de arte e cultura da época.

 

Ainda no calendário inferior, estão também desenhados os símbolos dos zodíacos e no centro, encontra-se o Escudo das Armas da Cidade Velha.

 

Mostrador Astronômico

KLM Guia de viagens - O relógio astronômico de Praga

Essa é parte superior e o Relógio Astronômico em si. Sendo que, a informação mais simples que ele informa são às horas. Elas estão divididas em períodos de 12 horas, contados por números romanos e apontados por uma mão dourada. Além disso, o período que encerra as 24 horas, da-se no final da tarde, durante o pôr do sol.

 

O Relógio Astronômico também indica o a trajetória do sol, através do grande disco dourado. De mesmo modo, as fases da lua, são referenciadas através de uma pequena esfera. A rotação das estrelas através da terra, é mostrada por um anel, onde estão desenhadas as constelações.

 

Na parte central do relógio fica a figura da terra, com os seus respectivos paralelos, meridianos e pólos. Sendo que, a cidade de Praga, está representada no centro da terra.

 

Por fim, há também três círculos, que representam os trópicos de Capricórnio e de Câncer, bem como, a Linha do Equador.

 

 

Desfile das Estátuas dos Doze Apóstolos

1 cidade : 1 atração = Praga : Relógio Astronômico ⋆ Viajoteca

Desfile das Estátuas dos Doze Apóstolos ocorre antes da mudança para a próxima hora. Nesse momento, duas janelas são abertas, uma na esquerda e outra na direita, de onde saem as pequenas estátuas dos 12 Apóstolos.

Uma curiosidade, é que além dos 12 Apóstolos, também foram adicionadas outras 4 estátuas: A Avareza, o Turco, A vaidade e a Morte.

 

O Relógio Astronômico é o único relógio no mundo que conta as horas Babilônicas. Da mesma forma, o relógio também mostra as horas astronômicas, a centro-europeia e da tcheca antiga.

 

E aí achou complicado? Então acertou. Agora pense fazer uma obra dessas, a mais de 600 anos atrás!